SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Fronteiras do pulmão - Relação com o sistema GastrenterológicoEnfisema bolhoso associado a consumo de drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

FERREIRA, Susana et al. Técnicas de dilatação broncoscópica e aplicação tópica de mitomicina C no tratamento da estenose traqueal pós-entubação - A propósito de dois casos clínicos. Rev Port Pneumol [online]. 2010, vol.16, n.1, pp.149-156. ISSN 0873-2159.

A estenose traqueal surge na sequência de agressões à mucosa traqueal (isquémicas, traumáticas ou outras). O tratamento das estenoses traqueais continua a representar um desafio em termos de técnicas endoscópicas e cirurgia, apesar de todos os recentes avanços nesta área. O processo de cicatrização e a reestenose são as principais causas de falência terapêutica. Os autores apresentam dois casos clínicos de doentes com estenose traqueal como consequência de entubação orotraqueal prolongada/traqueostomia, em que o tratamento foi bem sucedido com dilatação com broncoscopia rígida e laser, complementada por aplicação tópica de mitomicina C.

Palavras-chave : Mitomicina C; estenoses traqueais; broncoscopia; terapêutica com laser.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )