SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Qualidade de vida em doentes com asmaSíndroma da veia cava superior como apresentação de neoplasia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

PRECIOSO, José et al. Exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco (FAT). Avaliação de uma intervenção preventiva. Rev Port Pneumol [online]. 2010, vol.16, n.1, pp.57-72. ISSN 0873-2159.

Objectivo: Avaliar a eficácia de uma intervenção preventiva, dirigida a alunos do 4.º ano de escolaridade e aos seus pais/encarregados de educação, com a finalidade de reduzir a exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco (FAT) no domicílio. Material e métodos: Trata-se de um estudo pré-experimental, do tipo pré-teste e pós-teste, com alunos pertencentes a 32 escolas do 1.º ciclo do ensino básico, de cinco agrupamentos de escolas do concelho de Braga, no ano lectivo 2007/08. Foi aplicado um questionário de autorrelato, em contexto de sala de aula, antes e depois da intervenção. Na análise de dados, foi utilizado o qui-quadrado, por se tratarem de variáveis de categoria. Resultados: A prevalência de crianças expostas diária ou ocasionalmente ao FAT, pelo facto de pelo menos um dos conviventes fumar em casa, desceu dos 42,2% para os 32,6% (p=0,001). A percentagem de  alunos, filhos de fumadores, que percepcionam que o pai fuma diária ou ocasionalmente em casa baixou de 68,0% no pré-teste para 51,6% no pós -teste (p=0,001). Em relação às mães, não houve uma redução estatisticamente significativa. Conclusão: O Programa Domicílios Sem Fumo terá sido eficaz em prevenir o consumo dos pais e outros conviventes em casa, tendo por isso ajudado a reduzir a prevalência de crianças expostas ao fumo ambiental. No entanto, verifica -se que ainda há cerca de um terço de crianças expostas, o que releva a necessidade de investimento em intervenções nesta área. Os profissionais de saúde, em especial os pediatras, devem aconselhar os pais a parar de fumar, sobretudo em casa.

Palavras-chave : Fumo passivo; prevenção do tabagismo; promoção da saúde; educação para a saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )