SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número6Metastização pulmonar na apresentação de angiossarcoma cardíaco: Caso clínico e discussãoTuberculose testicular: Caso clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

BENTO, Alexandra  e  ARROBAS, Ana Maria. A asma e os seus diagnósticos diferenciais. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.6, pp.1185-1191. ISSN 0873-2159.

A aspergilose broncopulmonar alérgica (ABPA) ocorre em doentes não imunocomprometidos e é uma patologia de hipersensibilidade induzida pelo Aspergillus5. Estima-se que esteja presente em cerca de 7-14% dos casos de asma crónica corticodependente e o no mesmo número de casos de fibrose quística. A maioria das ABPA são identificadas pela 30-50.ª décadas de vida, mas podem surgir na infância1. O diagnóstico baseia-se na presença de uma combinação de critérios clínicos, biológicos e radiológicos5. A doença apresenta-se com largo espectro de gravidade, pode ser reconhecida precocemente e tratada agressivamente, impedindo a sua progressão para um estádio de doença grave e debilitante requerendo transplante pulmonar1. Os autores relatam o caso de uma doente de 41 anos, com antecedentes de asma alérgica desde a infância. Uma asma grave, de difícil controlo e com recurso a corticoterapia sistémica por longos períodos.

Palavras-chave : Asma; aspergilose broncopulmonar alérgica; critérios de diagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )