SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número6Reclassificação do carcinoma broncopulmonar: Diferenciação do tipo histológico em biópsias por imuno-histoquímicaDoença pulmonar obstrutiva crónica: Uma revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

PAMPLONA, Paula  e  MENDES, Berta. Estratégia de tratamento do tabagismo na DPOC. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.6, pp.1121-1156. ISSN 0873-2159.

A cessação tabágica é uma das melhores formas de melhorar o prognóstico dos doentes com DPOC. Baseados na evidência actualmente disponível, todos os profissionais de saúde devem ter um papel proactivo e contínuo na motivação para parar e no tratamento para a cessação de todos os fumadores. O tratamento deve incluir farmacoterapia combinada com suporte comportamental e deve integrar o seguimento da doença respiratória crónica como recomendado no Plano Nacional de Prevenção e Controlo da DPOC. Os pneumologistas e os restantes profissionais de saúde devem receber treino que garanta conhecimento, atitudes e capacidades necessários para fornecer estas intervenções ou para referenciar a especialistas na área. No futuro próximo, unidades especializadas em tabagismo deverão fornecer assistência especializada, formação, investigação, divulgação e medidas de controlo na área de saúde de influência (hospital e cuidados de saúde primários).

Palavras-chave : Doença pulmonar obstrutiva crónica; cessação tabágica; unidades especializadas em tabagismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )