SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número6Pulmão e transplante renalEstratégia de tratamento do tabagismo na DPOC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

CARVALHO, Lina. Reclassificação do carcinoma broncopulmonar: Diferenciação do tipo histológico em biópsias por imuno-histoquímica. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.6, pp.1101-1119. ISSN 0873-2159.

Os conhecimentos actuais da patologia molecular do cancro do pulmão requerem outra caracterização histológica, para além de carcinoma de células pequenas e carcinoma não pequenas células para suporte da terapia personalizada e entendimento do valor real dos fármacos actualmente disponíveis. Como o diagnóstico e seguimento clínico da maioria dos casos de cancro do pulmão se baseia em produtos de biópsia e citologia, a classificação imunoistoquímica do carcinoma broncopulmonar (IBPCC) é necessária para suporte morfológico da classificação da WHO 1999/2004, clarificando as características celulares das neoplasias e o entendimento da carcinogénese. O painel imunoistoquímico reforça os tipos histológicos principais do carcinoma bronco - pulmonar: carcinoma epidermóide (queratinas de alto peso molecular - HWMC), carcinoma adenoscamoso (CK/TTF1, MWMC), carcinoma neuroendócrino (Chrg, Syn, CD56, TTF1, Ki67) e adenocarcinoma (CK7, Ck20, TTF1); as variantes do carcinoma de células grandes e do carcinoma sarcomatóide são englobados num único grupo de carcinomas pleomórficos (CK7, TTF1, HWMC, VMT, desmina, actina), onde cabe o polimorfismo e o pleomorfismo celular. A quimioterapia do carcinoma broncopulmonar continuará baseada no platino e na gemcitabina no futuro próximo e a IBPCC será uma ferramenta simples e eficiente para o registo das características e tipos histológicos do carcinoma do pulmão presentes nas biopsias e amostras citológicas para suporte da evidência clínica e dos ensaios farmacêuticos.

Palavras-chave : Carcinoma broncopulmonar; imunoistoquímica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )