SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número5DPOC agudizada ou algo mais: Caso clínicoHemotórax espontâneo em doente com neurofibromatose tipo I: A propósito de um caso clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

FIGUEIREDO, Sandra et al. Granulomatose de Wegener: Envolvimento otológico, nasal, laringotraqueal e pulmonar. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.5, pp.929-935. ISSN 0873-2159.

A granulomatose de Wegener é uma vasculite sistémica rara e idiopática caracterizada pelo atingimento dos pequenos vasos. A doença atinge, preferencialmente, as vias aérea superior e inferior e os rins, levando à formação de granulomas e necrose destes órgãos. As manifestações clínicas e o envolvimento orgânico variam largamente. O diagnóstico e tratamento precoce podem levar à recuperação total. No entanto, o atraso no diagnóstico pode ser fatal. Os autores apresentam o caso de uma doente de 33 anos com uma forma de apresentação grave e rara da doença, mas com uma evolução favorável após diagnóstico e tratamento adequado.

Palavras-chave : Granulomatose de Wegener; forma limitada grave.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )