SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Serosite tuberculosa em portadora de lúpus eritematoso sistémico: Relato de caso e revisão de literaturaAnestesia em broncofibroscopia: Estudo randomizado comparando o uso tópico da lidocaína ou em associação com o propofol, o alfentanil ou o midazolam índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

FIGUEIREDO, Sandra et al. Bronquiolite constritiva ocupacional (?) em doente com exame físico, radiológico e funcional normal. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.4, pp.729-732. ISSN 0873-2159.

A bronquiolite constritiva é caracterizada por alterações das paredes dos bronquíolos membranosos e respiratórios. Estas alterações incluem um espectro de alterações que podem variar, desde a inflamação à fibrose concêntrica progressiva, com obstrução completa do lúmen bronquiolar. O diagnóstico pode ser sugerido pela história clínica e por alterações radiológicas e funcionais. No entanto, o exame físico e os exames complementares de diagnóstico podem ser normais, o que dificulta o diagnóstico, sendo necessário um elevado índice de suspeita para se sujeitar o doente a exames invasivos, tal como a biópsia pulmonar cirúrgica. Os autores apresentam um caso clínico de uma doente com quadro arrastado de tosse e dispneia, com exame físico, funcional e imagiológico normais, cujo estudo exaustivo veio a revelar o diagnóstico de bronquiolite constritiva.

Palavras-chave : Bronquiolite constritiva; óxido de ferro.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )