SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Derrame pleural recidivante e polipose gástrica: Caso clínicoBronquiolite constritiva ocupacional (?) em doente com exame físico, radiológico e funcional normal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

PEREIRA, F João Cláudio Barroso. Serosite tuberculosa em portadora de lúpus eritematoso sistémico: Relato de caso e revisão de literatura. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.4, pp.721-727. ISSN 0873-2159.

Trata-se de um relato de caso de uma doente jovem que preencheu critérios para diagnóstico de LES, segundo a Associação Americana de Reumatologia. A doente apresentava febre, anemia, artrite, cilindrúria, positividade para células LE e presença de anticorpos antinuclear. Ela evoluiu com derrame pleural bilateral e derrame pericárdico que ambos, inicialmente, foram atribuídos ao lúpus. Visto que manteve febre baixa, sudorese, emagrecimento e persistência da serosite, foi submetida a toracocentese que revelou pleurite crónica granulomatosa, diagnosticando tuberculose. Uma pericardiocentese foi realizada. Após início da terapia com fármacos antituberculosos, houve regressão do quadro de serosite. São discutidos alguns conceitos relacionados com ambas as doenças, como os sintomas, os diagnósticos e as situações pertinentes tanto ao lúpus como à tuberculose. É ressaltada a necessidade de um diagnóstico e tratamento da tuberculose doença nos portadores de lúpus, o mais precoce possível, principalmente em áreas endémicas para a tuberculose.

Palavras-chave : Serosite; lúpus eritematoso sistémico; tuberculose extrapulmonar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )