SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Os genes ERCC1 e RRM1 no carcinoma broncopulmonarOsteoartropatia hipertrófica secundária a neoplasia pulmonar: Relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

MELO, Iury Andrade et al. Linfangioma cístico isolado do mediastino. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.4, pp.697-703. ISSN 0873-2159.

Doente de 59 anos, assintomática, com achado de uma tumoração ovariana na sua avaliação ginecológica de rotina e que durante os exames pré-operatórios encontrou acidentalmente um tumor mediastínico isolado, sendo então encaminhada para avaliação diagnóstica da lesão, que posteriormente mostrou ser um linfangioma cístico isolado do mediastino. O higroma cístico do mediastino é uma neoplasia benigna e extremamente infrequente, representando apenas 0,7 a 4,5% do total dos tumores mediastínicos e, dentre estes, apenas 1% é de localização exclusivamente mediastínica, sendo o diagnóstico definitivo possível apenas pelo exame anatomopatológico, e o tratamento recomendado consiste na ressecção cirúrgica completa. Os casos descritos são de relatos isolados ou séries com poucos doentes, e a sua predisposição ou sincronicidade a outros tumores é desconhecida, e, até onde conhecemos, não antes relatada.

Palavras-chave : Linfangioma cístico; neoplasia mediastínica; cisto mediastínico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )