SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Princípio de autonomia: Direito a dispormos de nós próprios até ao limite? A propósito de um caso clínicoSarcoidose: Uma forma rara de apresentação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

CASTRO, Maria de Lurdes; CHAVES, Petra; CANAS, Margarida  e  MOEDAS, Maria Leonor. Edema agudo do pulmão pós-extubação traqueal - Caso clínico. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.3, pp.537-541. ISSN 0873-2159.

O edema agudo do pulmão pós-extubação traqueal é um acontecimento raro (≈ 0,1%)1. A etiologia e multifactorial, sendo a obstrução da via aérea superior o factor desencadeante principal. O esforço inspiratório contra a glote encerrada causa pressões intratorácicas muito negativas, que se transmitem ao interstício pulmonar, condicionando uma transudação de fluidos a partir dos vasos capilares pulmonares1-5. Relatamos um caso de edema agudo do pulmão pós-extubação num doente de quinze anos, operado no serviço de urgência por amputação traumática da perna esquerda. Revemos a fisiopatologia, o padrão radiológico, potenciais factores de risco e medidas preventivas desta complicação respiratória pós-anestésica.

Palavras-chave : Edema agudo do pulmão pós-extubação traqueal; obstrução da via aérea superior; laringospasmo; pressão negativa intratorácica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )