SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Défice de alfa -1 antitripsina. A experiência do Hospital de Pulido Valente com a terapêutica de reposiçãoEmpiema torácico - Revisão baseada em três casos clínicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

MAN, Márcia  e  BUGALHO, António. Actualização em doença pulmonar tromboembólica. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.3, pp.483-505. ISSN 0873-2159.

A doença pulmonar tromboembólica, parte integrante do tromboembolismo venoso, constitui um importante problema de saúde, dado que acarreta um risco significativo de mortalidade e morbilidade, com elevado custo social e económico. O diagnóstico e terapêutica atempados, bem como uma profilaxia apropriada, são factores determinantes no prognóstico. Esta entidade clínica continua a suscitar particular atenção, nomeadamente no que respeita à investigação dos factores de risco, desenvolvimento de algoritmos de probabilidade clínica, avaliação dos exames complementares de diagnóstico, definição de novas abordagens terapêuticas e recomendações para tromboprofilaxia. No presente trabalho procura -se rever o conhecimento científico actual relativo ao tromboembolismo pulmonar, focando as vertentes anteriormente mencionadas.

Palavras-chave : Tromboembolismo pulmonar; tromboembolismo venoso; diagnóstico; tratamento; profilaxia; anticoagulação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )