SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Internamento e mortalidade intra-hospitalar por asma em Portugal continental (2000-2007) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

MACEDO, Rita; AMORIM, António  e  PEREIRA, Edna. Tuberculose multirresistente: Detecção directa em amostras respiratórias com o método de genética molecular MTBDRplus®. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.3, pp.353-365. ISSN 0873-2159.

Uma das principais problemáticas no controlo da tuberculose é o aparecimento de casos de tuberculose multirresistente (TB -MR) e tuberculose extensivamente resistente (TB -XDR). A detecção precoce da resistência a fármacos, directamente a partir de amostras respiratórias, é essencial para que se assegure o tratamento atempado, adequado e eficaz da tuberculose, bem como para prevenir a disseminação destes casos de especial gravidade. O nosso objectivo foi avaliar a sensibilidade e comparar os resultados obtidos com um método de genética molecular disponível comercialmente - MTBDRplus® - e o isolamento, identificação e testes de sensibilidade clássicos, directamente a partir de amostras respiratórias. Estudamos 68 amostras, com baciloscopia positiva. O MTBDRplus® permitiu identificar, directamente a partir das amostras respiratórias, o complexo Mycobacterium tuberculosis em todos os casos em que o estudo cultural e a identificação clássica chegaram a esse mesmo resultado. Nas amostras em que culturalmente isolámos estirpes sensíveis, com o MTBDRplus® encontrámos sempre perfis genéticos do tipo selvagem (63,2%). Relativamente às amostras em que culturalmente isolámos estirpes resistentes, com o MTBDRplus® encontrámos sempre perfis genéticos com mutações ou com ausência do perfil do tipo selvagem (36,8%). Este estudo permitiu concluir que o MTBDRplus® assegura a detecção rápida de resistências a fármacos em estirpes do complexo M. tuberculosis, com resultados totalmente sobreponíveis aos obtidos com os métodos bacteriológicos clássicos.

Palavras-chave : Tuberculose; multirresistência; diagnóstico laboratorial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )