SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Nanorradiolipossomas modulados molecularmente para estudar a drenagem linfática pulmonar profundaExacerbação aguda da fibrose pulmonar idiopática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

DUARTE, Raquel. Teste tuberculínico. Como optimizar?. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.2, pp.295-304. ISSN 0873-2159.

Os testes utilizados no diagnóstico de infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis, o teste tuberculínico e o doseamento do interferão gama (IGRA) identificam a existência de uma resposta imunológica adaptativa de memória contra os antigénios micobacterianos. Considerando as limitações dos dois testes, a melhor solução passa por tirar proveito das melhores características de cada um. A maior parte dos autores concorda com a utilização dos dois testes, utilizando os IGRA sobretudo na confirmação da positividade do teste tuberculínico (tirando proveito da sua maior especificidade). As características operativas do teste tuberculínico dependem da prevalência da doença na comunidade e dos objectivos da sua realização (as suas características são superiores quando utilizada no âmbito de rastreio ou como teste diagnóstico). Para interpretar correctamente um teste tuberculínico, o clínico deve conhecer a epidemiologia da tuberculose na comunidade e definir correctamente as indicações para a sua realização.

Palavras-chave : Tuberculose; teste tuberculínico; Mantoux.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )