SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Traqueostomia: Indicações e complicações em doentes pediátricosNanorradiolipossomas modulados molecularmente para estudar a drenagem linfática pulmonar profunda índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

SOARES, Paulo et al. Derrames pleurais parapneumónicos em pediatria: Experiência num hospital central universitário. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.2, pp.241-259. ISSN 0873-2159.

Introdução: Os derrames pleurais podem complicar as pneumonias na população pediátrica. Assumem especial importância pelas implicações na duração do internamento, geralmente prolongado, e pela morbilidade associada. Objectivos: Caracterizar uma população de doentes com pneumonia complicada de derrame; determinar os possíveis factores de prognóstico a partir de dados clínicos, radiológicos e analíticos na admissão; e avaliar a influência das intervenções terapêuticas na evolução da doença. Métodos: Revisão casuística dos doentes com idade inferior a 18 anos e derrame pleural parapneumónico, internados de Julho de 1997 a Junho de 2004 (7 anos). Resultados: Foram estudados 118 casos, 60% do sexo masculino, com idade média 7 anos. A incidência de derrame pleural aumentou ao longo do período do estudo. Verificou-se maior incidência de casos no Outono e no Inverno. Na admissão, 60% dos doentes apresentavam sinais de dificuldade respiratória e 39% dor torácica. Em 40% dos doentes foram detectados septos pleurais na admissão, o que se associou a maior duração de internamento e de antibioticoterapia e mais frequente necessidade de cirurgia. Em 72% dos doentes foi efectuada toracocentese (pH médio: 7,24). Em 17% foi possível isolar o agente: Streptococcus pneumoniae (cinco), Staphylococcus aureus (quatro) e Streptococcus pyogenes (quatro). Foram submetidos a drenagem pleural 52% e necessitaram de cirurgia 18%. A mediana da duração de internamento foi de 15 dias e a média de 16,4 dias (2 a 51). Discussão: Associam-se a pior prognóstico a presença de: sinais de dificuldade respiratória; septos; empiema; baixo valor no líquido pleural de pH, glicose ou proteínas; desidrogenase láctica elevada no líquido pleural e proteína C-reactiva sanguínea aumentada. A drenagem pleural e/ou cirurgia mais precoces provavelmente diminuem o tempo de doença e de internamento. Conclusão: Os derrames parapneumónicos complicados são tratados com êxito em centros de referência com experiência nos diferentes tipos de intervenção que poderão ser necessários.

Palavras-chave : Pneumonia; derrame pleural; drenagem; cirurgia; prognóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )