SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Projecto de estadiamento do cancro do pulmão pela IASLC: Estudo comparativo entre a 6.ª edição TNM em vigor e a 7.ª edição propostaTuberculose do lobo pulmonar inferior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

AGUIAR, M et al. Lavagem pulmonar total: A propósito de quatro casos proteinose alveolar. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.1, pp.77-88. ISSN 0873-2159.

A lavagem pulmonar é uma técnica desenvolvida na década de 60 do século xx com o intuito de remoção física de material proteináceo dos brônquios, em doentes com proteinose alveolar, levando a uma melhoria clínica e funcional. A técnica foi evoluindo e o que era inicialmente realizado com anestesia local a um segmento do pulmão é actualmente realizado sob anestesia geral, sequencialmente, a ambos os pulmões. A presente revisão descreve a técnica de lavagem pulmonar total, a sua principal indicação, a proteinose alveolar e, a propósito, relatamos alguns dados relativos à experiência do nosso serviço, onde a realizam com regularidade desde 2002.

Palavras-chave : Lavagem pulmonar total; proteinose alveolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )