SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número6Metástases nas leptomeninges da espinal medula num doente com carcinoma de céculas escamosas do pulmãoPadrão de crazy-paving na leptospirose pulmonar: Correlação entre a tomografia computadorizada de alta resolução e os achados anatomopatológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

COENTRAO, Luís  e  OLIVEIRA, Jorge. Embolia séptica pulmonar - A propósito de um caso Clínico. Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.6, pp.881-885. ISSN 0873-2159.

A embolia séptica pulmonar (ESP) é frequentemente a apresentação clínica de variadas doenças de etiologia infecciosa, por vezes subdiagnosticadas na prática clínica. Esta entidade foi descrita há cerca de 30 anos, quase sempre associada a toxicodependentes com endocardite infecciosa da válvula tricúspide. Ao longo das últimas três décadas, a epidemiologia desta síndroma sofreu alterações relevantes. No entanto, carece a existência na literatura de critérios de diagnóstico de ESP validados. Os autores apresentam um caso clínico de endocardite infecciosa da válvula tricúspide em toxicodependente, cuja forma de apresentação foi a ESP. O doente apresentava sintomas constitucionais.

Palavras-chave : Embolia séptica pulmonar; endocardite infecciosa; infiltrados pulmonares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )