SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número6Não fosse no pé o calcanhar de Aquiles - A propósito de um caso clínicoEmbolia séptica pulmonar - A propósito de um caso Clínico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

ALICIOGLU, Banu  e  SAYNAK, Mert. Metástases nas leptomeninges da espinal medula num doente com carcinoma de céculas escamosas do pulmão. Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.6, pp.875-879. ISSN 0873-2159.

As metástases nas leptomeninges da espinal medula ocorrem raramente nos tumores sólidos e o prognóstico é bastante reservado. Os adenocarcinomas e os carcinomas de pequenas células são os grupos histológicos mais envolvidos no que se refere aos tumores pulmonares. Um homem de 58 anos com história de carcinoma de células escamosas do pulmão com inversão mediastínica e metástases cerebrais apresenta lombalgias e fraqueza em ambos os membros inferiores. A RMN da coluna vertebral revelou espessamento na espinal medula e múltiplos nódulos do grupo das fibras da cauda equina. Tanto quanto sabemos, trata-se do segundo caso relatado de carcinoma pulmonar de células escamosas que apresenta metástases nas leptomeninges da espinal medula.

Palavras-chave : Espinal medula; leptomeninges; metástases; ressonância magnética nuclear.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )