SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número6Avaliação económica do erlotinib, docetaxel, pemetrexedo e tratamento de suporte no tratamento de segunda ou terceira linhas de doentes com cancro do pulmão de não pequenas célulasAssociação entre lúpus eritematoso sistémico e tuberculose - Revisão crítica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

VILARICA, Ana Sofia; GOMES, Carlos  e  PINA, Jaime. Análise comparativa entre tuberculose multirresistente e tuberculose extensivamente resistente - Epidemiologia e factores preditivos. Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.6, pp.829-842. ISSN 0873-2159.

Introdução: A tuberculose extensivamente resistente (TBXDR) define -se como uma forma de tuberculose multirresistente (TBMR) com resistências adicionais às fluoroquinolonas e, pelo menos, a um dos antibacilares injectáveis seguintes: amicacina, canamicina e capreomicina. Foi classificada pela OMS como uma ameaça séria ao controlo da tuberculose, com consequências à escala mundial, assumindo os contornos de uma autêntica pandemia em algumas regiões do globo. Objectivo: Comparar os doentes com TBXDR versus outros perfis de TBMR no que diz respeito às características demográficas e epidemiológicas, factores etiopatogénicos e evolução no internamento. Material e métodos: Doentes internados no Serviço de Pneumologia III do Hospital de Pulido Valente no período compreendido entre Abril de 1999 e Junho de 2007, com o diagnóstico de TBMR microbiologicamente confirmado. Foram analisadas as seguintes variáveis: sexo, distribuição etária, raça, formas de apresentação da TB, grupos de tratamento, perfil de resistência aos antibacilares, estatuto de imigrante, número e duração de tratamentos anteriores, classificação OMS, co-infecção VIH, alcoolismo e/ou toxicodependência, demora média do internamento e mortalidade intra-hospitalar. A análise estatística realizou -se no programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 15.0. Nas variáveis categoriais, as diferenças estatísticas entre os grupos foram avaliadas através do teste qui -quadrado e as variáveis numéricas através do teste t. Para a construção do modelo preditivo da presença de TBXDR (variável dependente) foi utilizada a análise de regressão logística, tendo sido incluídas as seguintes variáveis independentes: classificação OMS, coinfecção VIH, estatuto de imigrante, alcoolismo e/ou toxicodependência e número e duração de tratamentos anteriores. Resultados: Foram contabilizados 132 doentes com TBMR, dos quais 69 (52,3%) eram TBXDR. Observaram -se diferenças estatisticamente significativas nas seguintes variáveis: raça (a raça negra esteve associada a TBXDR em 74% dos casos versus 46% da raça caucasiana); classificação OMS (doentes com retratamento por insucesso terapêutico, interrupção do tratamento ou recidiva constituíram 69,5% dos casos de TBXDR versus 44,5 % dos casos não TBXDR); duração média dos tratamentos anteriores (4,2 meses para os casos de TBXDR versus 2,8 meses para os casos não TBXDR); coinfecção VIH/SIDA (doentes com coinfecção VIH constituíram 65,2% dos casos de TB XDR versus 42,9% dos casos não TBXDR) e mortalidade (33,3% nos doentes com TBXDR versus 14,3% nos doentes não TBXDR). Conclusões: As variáveis com valor preditivo para o diagnóstico de TBXDR versus não TBXDR foram: presença de infecção VIH (risco relativo [RR] para TBXDR de 2,5; intervalo de confiança [IC], 1,24 - 5,05); maior duração média dos tratamentos anteriores ([RR] para TB XDR de 1,2; [IC], 1,11 -2,30 ).

Palavras-chave : Tuberculose extensivamente resistente (TBXDR); tuberculose multirresistente (TBMR); epidemiologia; valor preditivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )