SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2The clinical use of exhaled nitric oxide in wheezing childrenSmoking habits and awareness of smoking risks depending on academic background in university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Pneumologia

Print version ISSN 0873-2159

Abstract

BORGES, André et al. Hábitos tabágicos em alunos do 6.º ano de Medicina e medidas anti-tabágicas. Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.2, pp.219-230. ISSN 0873-2159.

Objectivos: Estudar os hábitos tabágicos, caracterizar o conhecimento, a aceitação de medidas anti-tabágicas e as expectativas em relação ao impacto destas na saúde pública em alunos do 6.º ano de Medicina, em Portugal. Material e métodos: Foi realizado um estudo descritivo transversal, cuja população-alvo foram os alunos de Medicina do sexto ano em Portugal. Foi utilizado um questionário auto-preenchido, anónimo, disponibilizado numa página online, que divulgámos por correio electrónico. Para a análise de algumas variáveis, utilizámos tabelas de contingência e a prova do ÷2, com nível de significância de 0,05. Resultados: Obtivemos 255 questionários válidos. A taxa de fumadores foi de 18,04%. O consumo de cigarros mais frequente foi entre 1-10, sendo mais elevado entre os homens. A idade de início da maioria foi entre 13-18 anos, com as mulheres a começarem mais tarde. Dos fumadores, 36,96% já fizeram uma tentativa de cessação tabágica. A maioria dos inquiridos concorda com as medidas anti-tabágicas inquiridas e considera que irão diminuir o consumo e a morbimortalidade da população em geral. A formação sobre cessação tabágica foi considerada suficiente por 34,90%. Conclusões: Os resultados obtidos estão de acordo com as características da população em geral, nomeadamente quanto à prevalência de fumadores, idade de início do consumo de tabaco e elevada prevalência de mulheres fumadoras. As medidas anti-tabágicas parecem reunir consenso, segundo a nossa amostra, que também espera uma redução do consumo geral e individual, assim como da morbimortalidade.

Keywords : Alunos de Medicina; hábitos tabágicos; medidas anti-tabágicas; educação médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )