SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Pneumotórax espontâneo num pulmão vicariante: A spontaneous pneumothorax in a "buffalo chest"Redução de volume pulmonar broncoscópico no enfisema em estádio terminal: Resultados dos primeiros 98 doentes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

GONCALVES, Ana Paula; LUIS, Filomena; ALEXANDRA, Bento  e  SILVA, José Manuel. Quisto hidático do mediastino: A propósito de um caso clínico. Rev Port Pneumol [online]. 2007, vol.13, n.4, pp.619-624. ISSN 0873-2159.

A hidatidose é uma doença parasitária ciclo zoonótica, produzida pela ténia Echinococus granulosus, cuja forma larvar atinge acidentalmente o homem1,2. É uma das mais importantes doenças pulmonares causadas por helmintas1. A sua localização no mediastino é rara (< 1%). É devido à localização primitiva, ou aparentemente primitiva, do parasita no tecido celular do mesmo3. Os autores relatam um caso de um jovem de 16 anos de idade, do sexo masculino, que recorreu ao serviço de urgência por toracalgia esquerda posterior com irradiação para o membro superior homolateral.

Palavras-chave : Hidatidose; equinococose; quisto hidático do mediastino; doença de declaração obrigatória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )