SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Medicina intensiva no fim da vida: Reflexão sobre o posicionamento da Igreja católicaQuisto hidático do mediastino: A propósito de um caso clínico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

MARINHO, Anabela et al. Pneumotórax espontâneo num pulmão vicariante: A spontaneous pneumothorax in a "buffalo chest" . Rev Port Pneumol [online]. 2007, vol.13, n.4, pp.613-617. ISSN 0873-2159.

O pneumotórax contralateral após pneumonectomia é uma situação rara. É necessário um alto índice de suspeição para um correcto diagnóstico, na ausência de exames complementares de diagnóstico. O tratamento é um desafio, uma vez que a intervenção cirúrgica, se necessária, é um procedimento de risco. A pleurodese química pode ser uma medida simples e eficaz, em casos sem fístula broncopleural importante. Descrevemos o caso clínico de uma doente de 21 anos com pneumotórax espontâneo em pulmão único, que colocou várias dificuldades, diagnósticas e terapêuticas. A presença de pulmão vicariante dificultou a interpretação inicial do RX torácico. A doente apresentava fístula broncopleural de alto débito, sem expansão pulmonar completa, mesmo após colocação de um segundo dreno torácico, e a cirurgia torácica foi considerada de risco. Foi efectuada instilação de talco através de um dos drenos torácicos, com posterior resolução. Estamos convencidos de que a resolução da fístula broncopleural foi facilitada pela talcagem, mesmo sem expansão pulmonar total, que nunca se tinha conseguido.

Palavras-chave : Pneumotórax; pneumonectomia; pulmão vicariante; fístula broncopleural; slurry talc.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )