SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Derivação pericardioperitoneal no tratamento de derrames pericárdicos em doentes neoplásicosTreino de exercício na doença pulmonar crónica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

FERREIRA, Diva et al. Manifestações pulmonares de patologias auto-imunes. Rev Port Pneumol [online]. 2007, vol.13, n.1, pp.83-100. ISSN 0873-2159.

O pulmão é uma interface particular entre o antigénio e o sangue circulante. É alvo de acções extrínsecas/intrínsecas e é particularmente vulnerável à agressão por agentes em circulação. Tal como a superfície mucosa, é um local de intensa acção imune, permitindo a expressão antigénica através da recirculação linfocitária. Assim, geram-se reacções locais, inflamatórias, ao antigénio. A imagiologia tem um papel importante no diagnóstico de doenças pulmonares imunológicas. Este grupo inclui as doenças pulmonares auto-imunes. A telerradiografia torácica tem muitas vantagens, mas também algumas limitações. A tomografia computorizada (TC) constituiu uma revolução na imagiologia de doenças pulmonares, sendo a técnica de alta resolução uma mais-valia no estudo do interstício. Esta técnica permite uma maior exactidão do que a radiografia convencional no diagnóstico de patologias pulmonares, como as patologias auto-imunes.

Palavras-chave : Doença pulmonar auto-imune; telerradiografia torácica; tomografia computorizada (TC).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )