SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número6Os factores genéticos da asmaToxicidade pulmonar induzida pela rapamicina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

SEABRA, Bárbara; DUARTE, Raquel  e  SA, Raul César. Asma, polipose nasal e intolerância à aspirina: Uma tríade a recordar. Rev Port Pneumol [online]. 2006, vol.12, n.6, pp.709-714. ISSN 0873-2159.

Apesar de reconhecida há mais de meio século, a tríade constituída por asma severa, polipose nasal e intolerância ao ácido acetilsalicílico a denominada asma induzida pela aspirina ou sindrome de Widal permanece francamente subdiagnosticada e insuficientemente tratada. De entre as principais razões para esta situação destacam-se o desconhecimento das suas características clínicas, a fisiopatologia e, por vezes, até a própria existência desta entidade. O presente artigo pretende alertar a população médica para esta síndroma, para as suas particularidades e para os cuidados específicos no seu tratamento, com vista a uma melhoria na prestação dos cuidados de saúde: O diagnóstico correcto é o primeiro passo no tratamento eficaz de qualquer patologia.

Palavras-chave : Asma; polipose nasal; intolerância aspirina; síndroma de Widal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )