SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue6Non invasive evaluation of central venous pressure using echocardiography in the intensive care: Specific features of patients with right ventricular enlargement and chronic exacerbated pulmonary diseaseThe evaluation of neopterin and antioxidants in long lasting asthma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Pneumologia

Print version ISSN 0873-2159

Abstract

DIAS, Ricardo Marques et al. Comparação dos valores da capacidade pulmonar total e do volume residual obtidos pelas técnicas pletismográfica e de respiração única com metano. Rev Port Pneumol [online]. 2006, vol.12, n.6, pp.659-667. ISSN 0873-2159.

Foram analisados exames de função pulmonar de 20 asmáticos, em acompanhamento no HU Gaffrée Guinle, classificados, segundo o Consenso Brasileiro (2002), em asma leve persistente ou moderada (9) e grave (11). Foram obtidos os valores dos parâmetros da espirografia, da pletismografia e da técnica de respiração única, com metano, para a medida da difusão pulmonar (DLco). Assim, a capacidade pulmonar total e o volume residual, quando medidos pela pletismografia, foram designados, respectivamente, CPTPL e VRPL. Da mesma forma, quando determinados pela técnica de respiração única, CPTSB e VRSB. A amostra foi constituída por 13 mulheres e 7 homens, sendo a média de idade de 47,6 anos. A intensidade da disfunção, medida pela relação VEMS/CVF foi de 58,8%, com IC95 de 53,9 a 63,6. Os valores de CPTPL (5,94) e VRPL (2,55), expressos em litros e pela média, foram significativamente maiores do que os de CPTSB (4,73) e VRSB (1,66). Foram determinadas equações de regressão múltipla, para previsão dos valores de CPTPL e VRPL, utilizando os valores de CPTSB, VRSB e dos parâmetros espirográficos, com coeficientes de regressão significativos. Contudo, a inclusão dos parâmetros espirográficos, excepto por CVF, não melhorou a capacidade de previsão das equações. Considerando apenas a CPTSB, r2=0,79, a equação é: CPTPL=(CPTSB*1,025)+1,088, com EP=0,64. A regressão para VRPL, com r2=0,23, é: VRPL=(VRSB*0,9268)+1,012. Os exames realizados após a broncodilatação, com 400mcg de salbutamol, não melhoraram as equações. Concluímos que a técnica de SB não dá resultados iguais aos da pletismografia para CPT e VR; contudo, para a CPT, esta diferença pode ser prevista.

Keywords : Pletismografia de corpo inteiro; teste de difusão (DLCO); determinação dos volumes pulmonares; testes de função pulmonar; asma.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )