SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Métodos expeditos de estimativa da concentração de poluentes gasosos no interior de edifíciosTumor de células granulares endobrônquico: Como abordamos? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

OLIVEIRA, Anabela  e  CARVALHO, Lina. Hemangioendotelioma epitelióide da pleura: sobrevida de 29 meses. Rev Port Pneumol [online]. 2006, vol.12, n.4, pp.455-461. ISSN 0873-2159.

O hemangioendotelioma epitelióide da pleura é uma neoplasia rara, com crescimento rápido, de difícil diagnóstico imagiológico e histológico e raramente submetido a tratamento cirúrgico atempado e curativo devido à sobrevida muito curta que condiciona. Em 2005 estavam descritos 31 casos de tumores vasculares na pleura, sendo 11 hemagioendoteliomas epitelióides, aos quais se acrescenta o actual, de uma doente de 52 anos que sofreu um traumatismo toraco-abdominal. Revelou tempo de sobrevida longo (29 meses) após o diagnóstico histológico, ocorrido ocasionalmente por biópsias efectuadas em exame toraco-videoscópico para drenagem de hemotórax. Eram evidentes as lesões vasculares características na pleura direita, sem tradução imagiológica, e houve desenvolvimento de lesão nodular, documentado um mês antes do falecimento da doente.

Palavras-chave : Pleura; hemangioendotelioma epitelióide.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )