SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Strategic knowledge management: In search of a knowledge-based organizational modelDimensão ética da conduta das empresas e dos trabalhadores: Factos empíricos de um estudo exploratório realizado em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comportamento Organizacional e Gestão

versão impressa ISSN 0872-9662

Resumo

KOFINAS, Alexander  e  SAUR-AMARAL, Irina. 25 years of knowledge creation processes in pharmaceutical contemporary trends. Comport. Organ. Gest. [online]. 2008, vol.14, n.2, pp.257-280. ISSN 0872-9662.

A indústria farmacêutica baseia-se na utilização intensiva de conhecimento e na investigação e desenvolvimento de novos medicamentos. Devido às mudanças tecnológicas, sociopolíticas e organizacionais, a base de conhecimento utilizada para conquistar e manter as vantagens competitivas tem estado a evoluir constantemente. Existe uma lacuna na análise das relações e dos efeitos daquelas mudanças nos processos de criação de conhecimento associados às actividades farmacêuticas de I&D. O nosso artigo procura colmatar esta mesma lacuna. Recorremos a uma abordagem original de investigação - a revisão sistemática da literatura - e procurámos identificar as tendências que afectam actualmente a criação de conhecimento nas actividades de I&D internacional/global. Considerámos na revisão artigos científicos publicados entre 1980 e 2005. Os principais resultados incluem as tendências promissoras na inovação farmacêutica e na gestão de recursos humanos, e as suas potenciais implicações nas práticas actuais de I&D na indústria farmacêutica, considerando as perspectivas da gestão e da governação.

Palavras-chave : Criação de conhecimento; indústria farmacêutica; revisão sistemática da literatura; I & D global.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )