SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Impacto(s) da gestão de recursos humanos na gestão do conhecimento em organizações industriaisGestão do capital intelectual: A nova vantagem competitiva das organizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comportamento Organizacional e Gestão

versão impressa ISSN 0872-9662

Resumo

ROCHA, Felipe de Sequeira; CARDOSO, Leonor  e  TORDERA, Nuria. The importance of Organizational Commitment to Knowledge Management. Comport. Organ. Gest. [online]. 2008, vol.14, n.2, pp.211-232. ISSN 0872-9662.

Nos últimos anos, a Gestão do Conhecimento (GC) tem assumido uma grande relevância na literatura da gestão e dos negócios. Contudo, persiste a escassa compreensão dos aspectos humanos nos processos de GC. Deste modo, esta investigação procura contribuir para a análise da importância do Comprometimento Organizacional (CO) para a GC. Em primeiro lugar, utilizámos o Questionário de Gestão do Conhecimento (QGC) de Cardoso (2003) que compreende em si todas as actividades organizacionais constituintes dos processos do conhecimento e que distingue quatro dimensões da GC. Em segundo lugar, aplicámos o questionário (ASH-ICI) de Quijano, Masip, Navarro e Aubert (1997) que distingue dois tipos de comprometimento (pessoal e instrumental) em quatro dimensões. Estes dois questionários foram aplicados a 300 colaboradores do sector industrial cerâmico português. Através da análise de regressão múltipla, verificámos que os níveis de comprometimento organizacional são estatisticamente importantes para as dimensões da GC. Para além disso, a nossa análise indica que o comprometimento pessoal é mais importante do que o comprometimento de necessidade. Estes resultados são discutidos e os especialistas do Comportamento Organizacional e psicólogos do Trabalho e das Organizações são desafiados a assumir uma maior responsabilidade e um papel mais activo nos estudos e práticas da GC, bem como a explorar os aspectos humanos neste campo.

Palavras-chave : Gestão do Conhecimento; Comprometimento Organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )