Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Comportamento Organizacional e Gestão
versão impressa ISSN 0872-9662
Resumo
PIMENTEL, Thiago Duarte; CARRIERI, Alexandre de Pádua e LEITE-DA-SILVA, Alfredo Rodrigues. Ambigüidades identitárias na "Feira Hippie"/Brasil. Comport. Organ. Gest. [online]. 2007, vol.13, n.2, pp.213-236. ISSN 0872-9662.
Este trabalho tem por objetivo discutir as ambigüidades identitárias vivenciadas pelos atores sociais, representantes de organizações familiares que se agrupam na "Feira Hippie" de Belo Horizonte (Minas Gerais/Brasil). O embasamento teórico da discussão está ancorado na abordagem de identidade e nos processos de identificação social, enquanto que o material empírico provém de uma investigação em organizações familiares. O método de pesquisa adotado foi o qualitativo, baseado na Análise do Discurso e na história de vida dos gestores familiares ao longo dos seus 36 anos de atuação na Feira. A análise evidenciou os processos de construção e desconstrução de determinadas identificações por parte dos gestores familiares em relação à Feira em determinados contextos ao longo de sua história. Além disso, foi possível perceber que tais processos de identificação mantiveram uma estreita relação com a dinâmica dos grupos sociais na ocupação de um dado espaço físico e simbólico - onde os dois elementos: os grupos e o espaço - desempenharam papel ativo na construção dessas identificações sociais e organizacionais, no início como feira de artesanato e depois como feira de variedades.
Palavras-chave : Identidade; identificação; espaço físico e simbólico; análise do discurso.