SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em PortugalGestão do conhecimento e competitividade organizacional: Um modelo estrutural índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comportamento Organizacional e Gestão

versão impressa ISSN 0872-9662

Resumo

FRANCO, Mário José Batista  e  FERREIRA, Tânia Sofia da Costa. Um estudo de caso sobre as organizações que aprendem. Comport. Organ. Gest. [online]. 2007, vol.13, n.2, pp.169-189. ISSN 0872-9662.

Perante a actual envolvente, as organizações, para se tornarem competitivas, necessitam de recorrer a procedimentos, técnicas e instrumentos de gestão que assentem num processo de aprendizagem contínua. O objectivo deste artigo é, precisamente, conhecer e compreender melhor os procedimentos e mecanismos que a uma organização deve adoptar para se direccionar para o novo paradigma de gestão - as organizações que aprendem. Neste estudo propõe-se um modelo conceptual da "organização que aprende", que assenta em quatro dimensões: (1) Cultura Organizacional, (2) Desenho Organizacional, (3) Partilha de Informação e (4) Liderança. Para validar este modelo, foi adoptada uma abordagem de investigação qualitativa que se aproximou de uma investigação-acção. Para o estudo, foi seleccionado um único caso - empresa YDream - e como métodos de recolha de dados adoptou-se: entrevistas, observação participante e análise documental. Neste estudo concluiu-se que uma organização, para alcançar o novo paradigma - organização que aprende, necessita de introduzir mudanças na sua política de gestão. A própria liderança deve entender e concordar colectivamente com a lógica de reestruturação organizacional proposta e que este novo desenho e cultura organizacional, bem como todas as implicações que possam advir, sejam explicadas e partilhadas claramente à totalidade dos colaboradores que fazem parte da organização. Para futuras investigações, nesta área do conhecimento sugere-se a realização de outros casos de estudo adoptando, em maior nível de profundidade, a metodologia investigação-acção. Trata-se de uma modalidade de investigação cujo objectivo é promover a mudança, invocada aqui, no campo organizacional.

Palavras-chave : Aprendizagem organizacional; modelo; competitividade; cultura; investigação-acção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )