SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Um estudo de caso sobre as organizações que aprendem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comportamento Organizacional e Gestão

Print version ISSN 0872-9662

Abstract

EIRIZ, Vasco; SIMOES, Jorge  and  GONCALVES, Miguel. Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal. Comport. Organ. Gest. [online]. 2007, vol.13, n.2, pp.153-167. ISSN 0872-9662.

Este artigo identifica os obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal. Assume a gestão do conhecimento como um processo colectivo e interactivo que envolve a geração, codificação e transferência do conhecimento. No âmbito duma pesquisa sobre gestão do conhecimento no ensino superior em Portugal, procedeu-se à aplicação de um questionário junto de docentes das escolas de gestão e economia do ensino público, tendo-se obtido 142 respostas válidas para tratamento de dados. Os dados foram submetidos a uma análise descritiva e factorial tendo-se identificado os seguintes principais obstáculos à gestão do conhecimento: liderança e organização, comunicação, e recursos organizacionais.

Keywords : Gestão do conhecimento; obstáculos à gestão do conhecimento; ensino superior; Portugal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )