Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Comportamento Organizacional e Gestão
Print version ISSN 0872-9662
Abstract
KAISER, Stephan and MULLER-SEITZ, Gordon. An explorative analysis of the socialization of positive emotions: Insights from the consulting field. Comport. Organ. Gest. [online]. 2007, vol.13, n.1, pp.55-70. ISSN 0872-9662.
As perspectivas correntes sobre socialização apresentam uma visão predominantemente cognitiva do assunto. Mesmo nos casos em que as emoções são levadas em conta, a maior parte das vezes a ênfase é colocada nas emoções negativas. Contrariamente a este quadro, este estudo refina a investigação de duas grandes formas. Primeiro, oferecemos uma perspectiva do processo de socialização orientada para as emoções. Segundo, concentramo-nos na socialização das emoções positivas. De seguida, confirmamos os nossos pressupostos através de um estudo de caso exploratório no campo das empresas de consultoria. Os resultados sugerem que as emoções positivas desempenham um papel crucial ao longo das diferentes fases de socialização, e podem manifestar-se ao longo do tempo, num ciclo virtuoso. Para além disso, refinamos as noções convencionais sobre os agentes de socialização, ao mesmo tempo que defendemos uma inclusão dos clientes neste processo. O artigo conclui com um conjunto de implicações para a gestão, bem como com sugestões para futuros estudos relativos à socialização das emoções positivas.
Keywords : emoções positivas; socialização; consultoria; estudo de caso.