SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Carreiras em transformação e seus paradoxais reflexos nos indivíduos: Metáforas de carreira e de competências author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comportamento Organizacional e Gestão

Print version ISSN 0872-9662

Abstract

SITOE, Reginaldo Manuel. Aprendizagem ao Longo da Vida: Um conceito utópico? . Comport. Organ. Gest. [online]. 2006, vol.12, n.2, pp.283-290. ISSN 0872-9662.

A visão da evolução das sociedades europeias, apresentada pelo Livro Branco da União Europeia "Aprender e ensinar: rumo à sociedade cognitiva", dá especial primazia às aprendizagens, ao acesso à aquisição de competências e ao conhecimento, enquanto factores determinantes de uma adaptação do conjunto europeu à globalização das economias, às mudanças tecnológicas e sociais. Esta visão resulta de uma determinada orientação política: a Aprendizagem ao Longo da Vida. No entanto, esta ideia está longe de ser nova, o presente artigo pretende analisar a evolução deste conceito nas suas diversas configurações principais, em particular a sua realidade na actual prática educativa e empresarial.

Keywords : Aprendizagem ao longo da vida; formação; educação; emprego; conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )