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Comportamento Organizacional e Gestão

versão impressa ISSN 0872-9662

Resumo

LOPES, Miguel Pereira; CUNHA, Miguel Pina e  e  REIS, Filipa. Marketing de ideias e construção de redes: As duas vias de atracção de recursos para novos empreendimentos. Comport. Organ. Gest. [online]. 2006, vol.12, n.1, pp.115-136. ISSN 0872-9662.

Este artigo apresenta uma abordagem para explicar o modo como os empreendedores atraem os recursos que são críticos para a criação e desenvolvimento de um novo empreendimento. Nessa abordagem, o empreendedor é concebido como um magnetizador que estabelece relações com os detentores de recursos relevantes através de duas vias possíveis: uma via directa, referente ao modo como o empreendedor procura envolver outros para o empreendimento e tenta persuadi-los a apoiar os seus esforços empreendedores; e uma via indirecta, que diz respeito aos efeitos de atracção que derivam da sua posição nas redes sociais e da legitimidade do empreendimento. A abordagem que propomos constitui um avanço nas teorias sobre empreendedorismo, na medida em que adopta uma posição de nível meso, não privilegiando nem os traços individuais de personalidade nem os cons-trangimentos socio-económico-culturais. No final, são ainda discutidas as contribuições práticas da abordagem apresentada.

Palavras-chave : Empreendedorismo; atracção de recursos; marketing de ideias; redes sociais; relações magnéticas.

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