SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Hiperhomocisteínemia: Uma ameaça oculta da doença inflamatória intestinal? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

MARQUES, Susana et al. Hemorragia digestiva obscura complicada de choque em Testemunha de Jeová. J Port Gastrenterol. [online]. 2014, vol.21, n.4, pp.161-164. ISSN 0872-8178.  http://dx.doi.org/10.1016/j.jpg.2014.03.004.

A hemorragia digestiva grave em Testemunhas de Jeová constitui um desafio clínico, no qual princípios deontológicos e ético-jurídicos se sobrepõem à necessidade de uma abordagem terapêutica rápida e eficaz. Apresentamos o caso de uma doente Testemunha de Jeová, internada por hemorragia digestiva obscura visível e anemia aguda grave, com recusa em receber hemoderivados, validada através de documentação legal. No período inicial do internamento registou-se hemorragia grave (hemoglobina mínima de 3,5 g/dL), complicada de choque, sem etiologia identificada na endoscopia digestiva alta e na colonoscopia. Foi realizada angiografia mesentérica, que documentou extravasamento de contraste em ramos jejunais da artéria mesentérica superior, tendo-se procedido a embolização arterial seletiva. A evolução clínica foi favorável, com remissão das perdas hemáticas e estabilização da hemoglobina. Em enteroscopia por videocápsula realizada posteriormente, observaram-se angiectasias e raras erosões aftoides jejunais. É analisada a ambivalência da decisão clínica nesta situação de difícil abordagem terapêutica, apresentando-se iconografia.

Palavras-chave : Hemorragia gastrointestinal; Testemunha de Jeová; Endoscopia; Gastrointestinal; Angiografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )