SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Perceção do estado de saúde e da qualidade de vida numa amostra de celíacos portugueses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

PEIXOTO, Lígia et al. Púrpura trombocitopénica imune e doença celíaca: acaso?. J Port Gastrenterol. [online]. 2014, vol.21, n.3, pp.117-120. ISSN 0872-8178.  http://dx.doi.org/10.1016/j.jpg.2014.02.003.

A doença celíaca é uma enteropatia autoimune crónica, relativamente frequente, despoletada por um agente ambiental (gliadina, componente do glúten), num indivíduo geneticamente predisposto. Estudos sugerem associação da doença celíaca com outras patologias autoimunes, mais frequentemente diabetes mellitus tipo 1, tiroidite autoimune, hepatite autoimune e síndrome de Sjögren. Estão descritos 12 casos de associação de doença celíaca e púrpura trombocitopénica imune. Relata-se o caso de uma doente de 24 anos com doença celíaca desde a infância a quem foi diagnosticada púrpura trombocitopénica imune, coincidente com a reintrodução de glúten na dieta, sugerindo a existência de um mecanismo imune comum.

Palavras-chave : Púrpura trombocitopénica imune; Doença celíaca; Glúten; Autoimunidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )