SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Esofagite eosinofílica e alergia alimentar: há ou não relação estabelecida? Caso clínico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

CORREIA, Tito Miguel et al. Metástase intrapancreática de tumor de células renais: causa rara de hemorragia digestiva alta recorrente. J Port Gastrenterol. [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.80-84. ISSN 0872-8178.  https://doi.org/10.1016/j.jpg.2014.02.001.

Doente do sexo masculino de 64 anos de idade, submetido a nefrectomia direita há 6 anos, sem recidiva identificável durante o follow-up, apresentou-se com melena e anemia ferropriva. A avaliação endoscópica mostrou lesão vascular no duodeno tendo sido submetido a hemóstase com sucesso. No entanto, após 3 meses, ocorreu recidiva hemorrágica, observando-se lesão infiltrativa e ulcerada multilobulada no bulbo duodenal. O estudo histológico e imagiológico eram sugestivos de uma lesão vascular adjacente a parede do duodenal. Dado o diagnóstico incerto e hemorragia recorrente, optou-se por realização de ressecção cirúrgica. A gastroduodenopancreatectomia cefálica revelou a presença de metástase de carcinoma de células renais intrapancreática com infiltração duodenal. Não foi observada evidência de recidiva após 12 meses. Em conclusão, as metástases do carcinoma de células renais devem ser consideradas em pacientes com massa pancreática e história de RCC. A consciência desta entidade e um alto índice de suspeita é necessário para o diagnóstico e tratamento adequado.

Palavras-chave : Carcinoma de células renais; Metástase intrapancreática; Hemorragia duodenal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )