SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número6Uso de anti-inflamatórios não esteroides e ausência de prescrição de gastroproteção por médicos de medicina geral e familiar: resultados de um inquéritoAvaliação cognitiva breve para detecção de encefalopatia em pacientes com doença hepática crônica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Jornal Português de Gastrenterologia

versión impresa ISSN 0872-8178

Resumen

CARDOSO, Cláudia et al. Determinação das diferentes estirpes de Clostridium difficile num grupo de doentes com infecção causada por esta bactéria. J Port Gastrenterol. [online]. 2013, vol.20, n.6, pp.250-254. ISSN 0872-8178.  http://dx.doi.org/10.1016/j.jpg.2013.01.002.

Introdução: Nos últimos anos tem-se verificado uma incidência crescente da doenc¸a associada a Clostridium difficile (DACD). A caracterização molecular das várias estirpes tem permitido o reconhecimento de determinados ribotipos da bactéria associados a uma maior virulência. Objetivo: Isolamento e caracterização molecular das estirpes de Clostridium difficile responsáveis por DACD e a sua correlação clínica numa série hospitalar. Material e métodos: Análise prospetiva de doentes consecutivos com DACD, incluídos durante um período de 18 meses. Foi realizada a colheita de dados epidemiológicos, clínicos e laboratoriais. Após exame cultural das fezes, todas as estirpes da bactéria foram caracterizadas geneticamente, por deteção do gene gluD, específico da espécie, e dos genes codificantes das toxinas A e B. Posteriormente, as estirpes foram genotipadas, com determinação do ribotipo, por amplificação por PCR da região intergénica RNAr16S-23S e separação por eletroforese em gel por capilaridade. Resultados: Foram incluídos 20 doentes, 65% do sexo feminino, com uma idade média de 73 anos. A maioria dos doentes adquiriu a infeção em contexto nosocomial e apresentava história de antibioterapia prévia. O diagnóstico de DACD ocorreu, em média, ao 7.◦ dia de internamento. Todas as estirpes foram confirmadas como sendo Clostridium difficile, produtoras das toxinas A e/ou B. Foi possível obter um perfil de ribotipo em 17 estirpes, não tendo sido identificada nenhuma dominante. Os ribotipos mais observados foram o R014, o R027, o R126 e o R501, cada um detetado em 2 doentes. Foram ainda isolados 3 novos perfis, sem homologia na base de dados. Não houve correlação entre a gravidade da doença e os ribotipos identificados. Conclusões: Na nossa casuística não se isolou nenhum ribotipo dominante, observando-se 2 casos causados pela estirpe hipervirulenta R027. Não se verificou associação entre a gravidade da doença e os ribotipos isolados.

Palabras clave : Clostridium difficile; Ribotipagem; Electroforese em gel por capilaridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )