SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Múltiplos abcessos hepáticos proxémicos volumosos tratados de forma conservadora: relato de um caso e revisão da literaturaHemangioendotelioma epitelióide hepático: um caso de rápida progressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

NUNES, Ana et al. Linfoma intestinal em doente tratada com metotrexato (caso clínico). J Port Gastrenterol. [online]. 2013, vol.20, n.1, pp.25-29. ISSN 0872-8178.  http://dx.doi.org/10.1016/j.jpg.2012.04.012.

A imunossupressão prolongada e as doenças inflamatórias crónicas são reconhecidos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças linfoproliferativas. Estas podem, na fase inicial, ter manifestações clínicas pouco exuberantes, obrigando a uma especial atenção para a sua deteção precoce. Apresenta-se o caso de uma mulher de 69 anos, com passado de cirurgia e radioterapia pélvicas por adenocarcinoma do endométrio e com artrite reumatóide, tratada com metotrexato e prednisolona, referenciada à consulta por dor abdominal. A dor, inicialmente difusa e posteriormente localizada na fossa ilíaca direita (FID), acompanhava-se de astenia, anorexia e perda ponderal. Havia anemia e elevação da velocidade de sedimentação. A colonoscopia mostrou úlcera no cego e ulcerações superficiais no íleon terminal que foram biopsadas, tendo sido sugerido o diagnóstico de doença de Crohn. Verificou-se agravamento clínico com perda ponderal acentuada, episódios de suboclusão intestinal e aparecimento de massa na FID. Após realização de enterografia por ressonância magnética (RM) e nova colonoscopia, foi estabelecido o diagnóstico de linfoma B difuso de grandes células. A doente suspendeu a imunossupressão e foi submetida a quimioterapia sistémica com R-CHOP, tendo sido conseguida remissão completa.

Palavras-chave : Doença de Crohn; Linfoma intestinal; Imunossupressão; Metotrexato; Artrite reumatoide.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )