SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Esofagite eosinofílica e alergiaMúltiplos abcessos hepáticos proxémicos volumosos tratados de forma conservadora: relato de um caso e revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

ARROJA, Bruno et al. A crescente importância da endoterapia na resolução de colecções pancreáticas necróticas organizadas. J Port Gastrenterol. [online]. 2013, vol.20, n.1, pp.16-20. ISSN 0872-8178.  https://doi.org/10.1016/j.jpg.2012.04.013.

A pancreatite aguda necrotizante é uma patologia severa com múltiplas etiologias, que pode em algumas circunstâncias evoluir com a formação de colecções peri-pancreáticas. A ocorrência de infecção nestas colecções é um evento sério e constitui uma indicação consensual para tratamento agressivo. A abordagem terapêutica clássica tem sido, ao longo de décadas, a laparotomia com necrosectomia que, porém, apresenta complicações dramáticas em muitos doentes. Por esta razão, têm surgido recentemente técnicas alternativas para resolução destas lesões como a drenagem endoscópica com desbridamento de material necrótico através de orifícios transluminais. Os autores descrevem a aplicação das técnicas endoscópicas no tratamento de duas doentes com colecções necróticas infectadas volumosas após pancreatite aguda necrotizante. São discutidas as suas vantagens, limitações e indicações futuras.

Palavras-chave : Necrosectomia endoscópica; Necrose pancreática infectada; Endoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )