SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número6Diarreia associada ao Clostridium difficile: Casuística de 8 anos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

DUARTE, Raquel et al. Rastreio da tuberculose em portadores de doenças inflamatórias imunomediadas candidatos a terapêutica biológica. J Port Gastrenterol. [online]. 2012, vol.19, n.6, pp.290-299. ISSN 0872-8178.  https://doi.org/10.1016/j.jpg.2012.09.004.

A imunossupressão crónica é um reconhecido factor de risco para a tuberculose. O nosso objectivo foi o de obter um consenso para o rastreio e prevenção da tuberculose em portadores de doenças inflamatórias imunomediadas candidatos a terapêutica biológica. Métodos: Revisão crítica da literatura e opinião de peritos acerca das terapêuticas imunossupressoras e risco de tuberculose. Resultados e conclusão: O método actualmente recomendado para o rastreio é o teste cutâneo da tuberculina e o doseamento do interferão gama, após exclusão da tuberculose activa. Doentes com rastreio positivo devem receber tratamento para a tuberculose latente. Estes doentes podem iniciar a terapêutica biológica após 1 a 2 meses, desde que a sua adesão seja rigorosa e apresentem boa tolerância à terapêutica profilática.

Palavras-chave : Rastreio da tuberculose; Tuberculose latente; Terapêutica biológica; Terapêutica anti-TNF; Doenças inflamatórias imuno-mediadas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )