SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número5Cecostomia endoscópica percutânea na incontinência fecal em adolescentesHepatite aguda induzida por fosfomicina: relato de um caso clínico e revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

MARQUES, Inês et al. Esofagite eosinofílica e azia refratária: relato de caso e revisão da literatura. J Port Gastrenterol. [online]. 2012, vol.19, n.5, pp.259-262. ISSN 0872-8178.

A esofagite eosinofílica constitui uma condição inflamatória em que ocorre exuberante infiltração do epitélio esofágico por eosinófilos. No adulto, apenas recentemente foi reconhecida como uma entidade distinta. Devido à semelhança clínica, é muitas vezes confundida e tratada como a doença do refluxo gastroesofágico severa antes do estabelecimento do diagnóstico correto. Apresenta-se o caso de uma doente jovem com asma em quem a esofagite eosinofílica foi suspeitada perante sintomas de refluxo gastroesofágico refratários à terapêutica médica standard. A obtenção de biopsias da mucosa esofágica com aspeto endoscopicamente normal foi essencial para o estabelecimento do diagnóstico. A doente foi tratada com sucesso com fluticasona deglutida. Como as características clínicas e anatomo-patológicas da doença do refluxo gastroesofágico e da esofagite eosinofílica poderão sobrepor-se, o diagnóstico requer um elevado grau de suspeita. Torna-se assim necessária a crescente sensibilização para esta entidade, já que a corticoterapia tópica poderá ser mais eficaz do que a supressão ácida.

Palavras-chave : Eosinófilos; Esofagite; Doença do refluxo gastroesofágico; Asma; Fluticasona.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )