SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número5Megacólon tóxico como forma de apresentação de colite ulcerosa grave: um desafio clínicoEsofagite eosinofílica e azia refratária: relato de caso e revisão da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Jornal Português de Gastrenterologia

versión impresa ISSN 0872-8178

Resumen

OSORIO, Angélica et al. Cecostomia endoscópica percutânea na incontinência fecal em adolescentes. J Port Gastrenterol. [online]. 2012, vol.19, n.5, pp.255-258. ISSN 0872-8178.

A incontinência fecal é uma complicação frequente das crianças com malformação anorretal e espinha bífida, sendo fator perturbador da qualidade de vida e da integração social destas. As atitudes terapêuticas médicas (laxantes, enemas, criação de hábitos defecatórios e alimentares) são frequentemente ineficazes. Das opções terapêuticas cirúrgicas disponíveis, nenhuma foi estabelecida como a forma de abordagem ideal. Relata-se o caso clínico de um adolescente de 17 anos, com incontinência fecal e espinha bfida proposto para realização de cecostomia endoscópica percutânea (CEP). A CEP evidencia-se como uma boa opção para abordagem da incontinência fecal. Apesar de não ser o tratamento ideal para esta condição, alia à segurança e facilidade de execução da técnica o sucesso no controlo da continência e elevado grau de satisfação do doente e familiares.

Palabras clave : Incontinência fecal; Adolescente; Cecostomia endoscópica percutânea.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )