SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Ensaio clínico randomizado para avaliar o impacto do ensino personalizado na preparação intestinal para colonoscopia: resultados preliminaresTumor de Buschke - Löwenstein: um caso em doente com coinfeção Vírus da imunodeficiência humana e Vírus papiloma humano índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

MAGRO, Fernando et al. Consenso português sobre a melhor prática clínica para tratamento da Doença Inflamatória do Intestino: resultados da reunião IBD Ahead 2010. J Port Gastrenterol. [online]. 2012, vol.19, n.4, pp.190-198. ISSN 0872-8178.

Introdução: O tratamento da Doença Inflamatória Intestinal (DII) tem-se focado no controlo dos sintomas. No entanto, nos últimos anos tem-se vindo a concentrar mais na mudança do curso da doença e das suas complicações a longo-prazo. De forma a minimizar o desenvolvimento de complicações e melhorar a condição dos doentes, torna-se fundamental desenvolver outras estratégias para controlo da DII e optimizar a prática clínica habitual. Objectivos: Este artigo relata o consenso alcançado por um grupo de peritos durante a reunião Nacional de Peritos relativamente ao controlo da doença e à optimização do uso dos corticosteroides e imunossupressores na doença de Crohn. Métodos: Uma Comissão Científica Internacional seleccionou as 10 questões práticas mais importantes relativas ao uso da terapêutica convencional na doença de Crohn, afim das mesmas serem debatidas e analisadas em várias Reuniões Nacionais de diversos países. Em cada país foi constituída uma Comissão Científica Nacional para moderar a Reunião Nacional, onde vários peritos nacionais discutiram e responderam às questões colocadas de acordo com a prática clínica. As respostas foram classificadas de acordo com os níveis de evidência de Oxford e avaliadas de acordo com os graus de evidência de Oxford. Consenso: Foi alcançado um consenso geral. Algumas das conclusões encontradas incluem: a importância da introdução de corticosteroides na doença de Crohn activa moderada a grave de qualquer localização; a duração do tratamento com corticosteroides, nestes casos, deve variar de acordo com a resposta do doente; a melhor opção para prevenir efeitos secundários induzidos pelos corticosteroides é evitar o seu uso prolongado e repetitivo e a passagem apropriada de alguns doentes para terapêutica imunossupressora. A administração de imunomodeladores numa fase inicial do curso da doença deve ser considerada nos doentes com mau prognóstico. Foi também discutida a optimização da monitorização da segurança, com a necessidade de reavaliar os doentes em momentos específicos e apropriados, estipular como objectivo a remissão livre de corticosteroides e o tratamento para além dos sintomas.

Palavras-chave : Doença Inflamatória Intestinal; Corticosteroides; Doença de Chron; Consenso.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )