SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Tuberculose primária do esófagoPeginterferão α2-a na co-infecção VHB --- VH delta: Um caso de duplo sucesso terapêutico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

LIMA, Jandira et al. Gastroenterite eosinofílica: divertículo duodenal intraluminal como fator predisponente?. J Port Gastrenterol. [online]. 2012, vol.19, n.3, pp.146-150. ISSN 0872-8178.

A gastroenterite eosinofílica é uma doença rara e heterogénea, com um espetro clínico variável desde a presença de sintomas gastrointestinais comuns até doença oclusiva pilórica ou intestinal. É caracterizada pela existência de um infiltrado inflamatório eosinofílico em, pelo menos, um segmento do aparelho digestivo, sendo, provavelmente, subdiagnosticada e colocando alguns problemas na sua abordagem. O divertículo duodenal intraluminal, uma malformação congénita rara, habitualmente achado incidental de estudos radiológicos, consiste numa estrutura tipo «fundo de saco» que se projeta no lúmen do duodeno. A propósito de um caso clínico diagnosticado através de uma síndrome febril de origem indeterminada acompanhada de sintomas escassos e incaracterísticos, apresenta-se uma revisão sobre estas 2 entidades e a possível relação entre elas.

Palavras-chave : Gastroenterite eosinofílica; Divertículo duodenal intraluminal; Eosinofilia tecidular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )