SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número5Carcinoma de Pequenas Células do Esófago: Apresentação de dois Casos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

VELOSA, José; HENRIQUETA, Ana  e  COSTA, Adília. O Dilema do Nódulo Solitário do Fígado em Doente Não-Cirrótico. J Port Gastrenterol. [online]. 2011, vol.18, n.5, pp.247-251. ISSN 0872-8178.

O nódulo hepático constitui por vezes um desafio clínico irresolúvel com os meios de diagnóstico não invasivos que estão disponíveis. O diagnóstico diferencial de uma lesão hepática ocupando espaço compreende um conjunto variado de lesões benignas e malignas. A idade do doente, o sexo, o uso de produtos hormonais e a história de doença hepática podem sugerir a etiologia. A propósito do caso de uma mulher jovem, obesa, assintomática, a tomar contraceptivos orais e que se apresentou com uma lesão sólida no fígado, discutimos os aspectos clínicos, imagiológicos e histológicos da hiperplasia nodular focal (HNF) e sublinhamos a dificuldade em excluir outras etiologias, nomeadamente o adenoma hepático.

Palavras-chave : Nódulo hepático benigno; hiperplasia nodular focal; adenoma hepático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )