SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2O Doente Cirrótico na Unidade de Cuidados Intensivos: Avaliação do PrognósticoPênfigo Vulgar com Envolvimento Anal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

SANTOS, Hermano et al. Rotura Esplénica: uma Complicação Rara da Colonoscopia. J Port Gastrenterol. [online]. 2011, vol.18, n.2, pp.81-85. ISSN 0872-8178.

INTRODUÇÃO: A rotura esplénica é uma complicação rara da colonoscopia. Talvez por isso, é, muitas vezes, tardiamente considerada com possíveis prejuízos na sua evolução. A maioria dos 54 casos descritos foi diagnosticada por tomografia computorizada e sujeita a esplenectomia. Descreve-se o caso duma doente de 47 anos submetida a colonoscopia para investigação de tumor primário após TC abdominal sugestivo de metástases hepáticas. Após colonoscopia, que não revelou lesões e decorreu sem dificuldades técnicas, iniciou dor nos quadrantes abdominais esquerdos e hipotensão com diminuição do hematócrito. Submetida a laparotomia exploradora urgente, constatou-se rotura esplénica com hemoperitoneu, tendo realizado esplenectomia com boa evolução pós-operatória. Faz-se revisão da literatura e chama-se a atenção para a necessidade dum elevado índice de suspeição para o diagnóstico.

Palavras-chave : Esplenectomia; hemoperitoneu; rotura esplénica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )