SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Ecoendoscopia Digestiva na Prática Clínica Parte I: Aspectos Técnicos e Utilidade na Avaliação da Parede Gastrointestinal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

PEREIRA, Bruno et al. Pancreatite Aguda Induzida por Fármacos: Caso Associado ao Perindopril e Revisão da Literatura. J Port Gastrenterol. [online]. 2011, vol.18, n.1, pp.34-39. ISSN 0872-8178.

A pancreatite aguda induzida por fármacos é uma entidade rara, com uma incidência indeterminada. O seu diagnóstico é frequentemente difícil de estabelecer, exigindo um elevado grau de suspeição e uma exclusão cuidadosa de outras causas de pancreatite. Nas últimas décadas, um número crescente de fármacos tem vindo a ser implicado, com diferentes níveis de evidência, incluindo diversos Inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina (IECAs). Os autores apresentam o caso de um doente com vários episódios recorrentes de pancreatite aguda, num curto espaço de tempo, cuja etiologia foi atribuída à toma de perindopril. Foi feito um estudo exaustivo e excluídas outras causas, por teste de provocação positivo e resposta favorável à retirada do fármaco.

Palavras-chave : Pancreatite; fármacos; perindopril; teste de provocação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )