SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número5Hemorragia digestiva alta associada ao consumo de ácido acetilsalicílico e de anti-inflamatórios não-esteróides em Portugal Resultados do estudo PARAINESDoença hepática e hemorragia digestiva na telangiectasia hemorrágica hereditária índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

CALDEIRA, Ana et al. Mucosa gástrica ectópica na ampola de Vater: Uma causa de ectasia da via biliar. J Port Gastrenterol. [online]. 2010, vol.17, n.5, pp.207-211. ISSN 0872-8178.

INTRODUÇÃO: A mucosa gástrica ectópica pode encontrar-se em qualquer segmento do tubo digestivo, na vesícula ou vias biliares. CASO CLÍNICO: Apresenta-se o caso de uma doente, com episódio de dor no hipocôndrio direito associado a dilatação da via biliar principal. A ecoendoscopia identificou vegetação intraluminal justa-papilar podendo condicionar algum grau de obstrução da via biliar. A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica confirmou ectasia da via biliar principal e vegetação imediatamente adjacente à papila. O estudo histológico permitiu diagnóstico de mucosa gástrica ectópica, confirmado com cintigrama. Após esfincterotomia ampla, a doente apresentou remissão das queixas álgicas e redução do diâmetro da via biliar. CONCLUSÃO: A mucosa gástrica ectópica é, essencialmente, um diagnóstico histológico. Sendo, geralmente, um achado incidental é também uma entidade subdiagnosticada.

Palavras-chave : Mucosa gástrica ectópica; via biliar; ampola de Vater; papila.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )