SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Hemangioendotelioma Hepático Infantil e Rim Displásico Multiquístico: uma nova associação? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

COSTA, B. Pinto; SOUSA, F. Castro; CARVALHO, C.  e  SERODIO, M.. M.E.L.D.-XI: Um factor prognóstico de mortalidade operatória na Cirrose Hepática? Estudo retrospectivo de 190 doentes: M.E.L.D.-XI na avaliação do risco cirúrgico. J Port Gastrenterol. [online]. 2009, vol.16, n.2, pp.58-67. ISSN 0872-8178.

Estudos recentes sugerem que o M.E.L.D. (“Model for End-stage Liver Disease”) pode constituir um factor preditivo de mortalidade operatória em doentes cirróticos. Em 2007, foi proposto um índice análogo (M.E.L.D.-XI), determinado a partir da creatininémia e da bilirrubinémia, para definir a prioridade para transplante dos doentes cirróticos medicados com anti-vitamínicos K. Com o objectivo de avaliar o valor do M.E.L.D-XI na quantificação do risco cirúrgico, comparar o seu valor prognóstico com o M.E.L.D. e a classificação de Child-Turcotte-Pugh e determinar se a sua capacidade prognóstica aumenta com a incorporação do sódio (iM.E.L.D.-XI), efectuou-se um estudo retrospectivo de 190 doentes cirróticos operados entre 1993 e 2008. O M.E.L.D.-XI demonstrou uma significativa capacidade prognóstica de mortalidade operatória (aaR.O.C.=71%; p=0,001), comparável à do M.E.L.D. (aaR.O.C.=76%; p=0,0001) e à da classificação de Child-Turcotte-Pugh (aaR.O.C.=72%; p=0,001). O iM.E.L.D.-XI constituiu um significativo factor prognóstico de mortalidade em cirurgia electiva (aaR.O.C.=83%; p=0,024), com potencial preditivo superior ao iM.E.L.D. (aaR.O.C.=80%; p=0,044), ao M.E.L.D. (aaR.O.C.=61%; n.s.) e à classificação de Child-Turcotte-Pugh (aaR.O.C.=54%; n.s.). O M.E.L.D.-XI e o iM.E.L.D.-XI revelaram-se factores preditivos de mortalidade operatória em doentes cirróticos, com boa correlação com o M.E.L.D. e o iM.E.L.D., podendo ser úteis nos casos de eventual dissociação entre o I.N.R. e a função hepática e na normalização das alterações decorrentes da variabilidade inter-laboratorial do I.N.R.

Palavras-chave : M.E.L.D.-XI; M.E.L.D.; iM.E.L.D.; Child-Turcotte-Pugh; risco cirúrgico; cirrose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )