SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Diarreia num doente com imunodeficiência comum variável: a propósito de um caso clínico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

ROSA, I. et al. Quisto do colédoco como causa de obstrução biliar no adulto. J Port Gastrenterol. [online]. 2007, vol.14, n.4, pp.204-207. ISSN 0872-8178.

O diagnóstico dos quistos do colédoco é feito na idade adulta em 20-30% dos casos, com quadros clínicos variados. Apresenta-se o caso dum homem de 46 anos com múltiplos episódios de colangite ao longo de quatro anos, a que se associaram epigastralgias e perda ponderal nos últimos dois. Na colangiopancreatografia retrógada endoscópica, constatou-se quisto em comunicação com o colédoco, que se encontrava estenosado na zona de transição. A cirurgia e o exame anatomo-patológico da peça confirmaram o diagnóstico de quisto do colédoco. A importância do reconhecimento desta patologia relaciona-se com as suas complicações, incluindo colangite, pancreatite e colangiocarcinoma. Apatologia congénita das vias biliares deve também ser incluída no leque de diagnósticos diferenciais de quadros sindromáticos com início no adulto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )